Refrigerantes podem trazer danos à saúde de crianças?

Refrigerantes podem trazer danos à saúde de crianças?

Como os refrigerantes são ricos em açúcar, favorecem a formação das cáries dentárias

Reprodução

Os refrigerantes também podem interferir na fixação do cálcio nos ossos.

Refrigerantes são exemplos das chamadas calorias vazias. Como são compostos basicamente de água gasosa e açúcar, fornecem energia sem mais nenhum valor nutricional. Uma criança precisa de uma grande quantidade de vitaminas e minerais para um bom crescimento e desenvolvimento, portanto, todo alimento que ela ingerir deverá ter calorias, vitaminas e minerais.

Um copo de refrigerante tem as mesmas calorias de um copo de suco de frutas, porém este último contém potássio, fibras, vitaminas e fitoelementos importantes para a saúde.

Além disso, como os refrigerantes são ricos em açúcar, favorecem a formação das cáries dentárias. Ao tomar um copo, é como se estivéssemos chupando cinco balas.

Os refrigerantes também podem interferir na fixação do cálcio nos ossos. Alguns têm alto teor de sódio, o que pode causar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial. Os amarelos geralmente levam em sua composição o corante tartrazina, que está relacionado a crises de alergias respiratórias.

Muitas crianças consomem o refrigerante para matar a sede, o que é um erro: como se trata de bebida com alta concentração de açúcar, ela não pode ter essa função, pelo contrário, é substância que necessita de água para ser ”processada” pelo organismo.

Portanto, a criança que toma refrigerante no lugar de água não está bem hidratada. O mau funcionamento do intestino é frequente nestes casos. Também é importante perceber que quando tomamos refrigerante nas refeições, a mastigação fica prejudicada, pois a bebida facilita a descida do alimento pelo tubo digestivo.

Por estes motivos, o refrigerante não pode fazer parte da dieta, não só de crianças, como de adultos também: restrinja o seu consumo a no máximo duas vezes na semana, sempre moderadamente. Nos lanches, opte por pequena quantidade de sucos naturais. Reforce o hábito de tomar água, fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: