Remédio caseiro cura conjuntivite?

Remédio caseiro cura conjuntivite?

A conjuntivite é uma inflamação da membrana (conjuntiva) que cobre a frente do globo ocular, inclusive a superfície interna das pálpebras. Ela pode ser causada por alergias, irritações, vírus ou bactérias. Assim, o tratamento da conjuntivite depende da causa.

Vários sintomas podem estar presentes: coceira, olhos vermelhos, fotofobia (sensibilidade à luz), inchaço das pálpebras, lacrimejamento, sensação de corpo estranho e secreção nos olhos. A pessoa com sintomas oculares deve procurar o oftalmologista.

Não se deve usar medicamentos ou produtos caseiros sem orientação médica. O leite materno tem inúmeros elementos essenciais ao bebê, mas não há nenhum estudo que demonstre o efeito benéfico no tratamento de conjuntivite, além do risco de piora do problema pela falta do uso da medicação específica.

Segundo pesquisa realizada pela Clínica de Oftalmologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, em 2006, quase 30% dos pacientes com problemas nos olhos, que procuram atendimento de emergência no hospital, utilizam como primeira conduta receitas caseiras.

Dentre os produtos utilizados pelos pacientes foram encontrados água de torneira com sal ou com açúcar, água benta, ervas, xampu, complexos com chás e gelo, leite materno e até mesmo urina. Esta pesquisa mostra que a automedicação é uma prática bastante comum, e independe do nível de escolaridade, idade, sexo e gravidade do quadro clínico.

É importante assinalar que o uso de produtos caseiros ou colírios sem orientação médica pode contribuir para a piora da doença. Muitos produtos caseiros podem, inclusive, facilitar infecções dos olhos por fungos, bactérias ou parasitas, que podem causar danos nos olhos, alguns, inclusive, com efeitos irreversíveis, levando até mesmo à perda importante da visão. Assim, jamais pingue qualquer substância no olho sem consultar o médico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: